No dia 9 de dezembro, às 19h30, no salão da Uvel concessionário Chevrolet, ocorreu o lançamento oficial para imprensa e convidados do livro oficial do centenário rubro-negro, entitulado ‘Identidade Xavante’.
No dia seguinte, sábado dia 10, aconteceu o lançamento oficial do ‘Identidade Xavante’ para a população em geral. Em torno do Quiosque Nélson Nobre Magalhães, no calçadão da Rua XV de Novembro, a Xavabanda deu um tom de festa ao evento que levou o livro às mãos do grande público. Novamente se reuniram inúmeros aficionados pelo Brasil querendo ver a história do time de coração sendo contada em 228 páginas e mais de 300 imagens. Foi a prova cabal de que a obra se tornou um best-seller para os rubro-negros.
Organização
Organizado pelo ex-presidente rubro-negro, Cláudio de Andréa, em parceria com a ‘Associação Cresce, Xavante!’, a obra levou cerca de 10 meses para ser concluída.
Dentre os incansáveis “pesquisadores” da história rubro-negra e de atuantes re-criadores do material disponível, por vezes, danificados pela ação do tempo, devem ser relacionados (por ordem alfabética):
- Adriano de Leon;
- Antônio Munhoso;
- Carlos Insaurriaga;
- Etiene Villela Marroni (editora);
- Everton Lautenschlager;
- Izan Müller da Silva;
- Juliano Freitas;
- Marcelo Barboza;
- Thiago Perceu;
- Wagner Villela Marroni.
Os nomes citados são de torcedores Xavantes que doaram boa parte do seu tempo para compor, gratuitamente, esta história.
Produção
A preparação dos originais ficou sob a responsabilidade da Editora Textos, capitaneada por Etiene Villela Marroni, que, trabalhando de forma gratuita, como todos os demais torcedores rubro-negros envolvidos neste empreendimento, planejou um livro de ótima qualidade, em capa dura, com 228 páginas de pura história.
Lucro
O dinheiro arrecadado com a venda da obra será exclusivo da Associação, para que possamos seguir com projetos de melhorias no patrimônio do G.E.Brasil.